segunda-feira, 28 de abril de 2014

FELIZ PASCOA!

SEXTA FEIRA FESTEJÁVAMOS A PASCOA NO ESPAÇO SOLIDÁRIO, 


De manhã, recebemos a visita do grupo de idosos do posto de saúde.

Início da tarde, as crianças pularam na piscina!

Depois começamos com a apresentação da paixão de cristo por Francisca e Ana seguida por uma celebração com o diácono Marcio.

É tão bom estar juntos !

Apresentamos também o texto coletivo construido a partir das discussões sobre os diferentes significados da Pascoa nas reuniões das terças feiras.(ver em baixo)

Não podia faltar a apresentação de dança da equipe ! 

Fizeram sucesso !

Entre uma dança e outra, tivemos o privilégio de ouvir músicas cantadas por Nazaré

 E também cantadas também por Francisca!

Enquanto isso, a neta de Célia (cuidadora) estava tirando uma soneca na cama de Vicência!

Terminamos com a dança das bonecas! Mandacaru de Luiz Gonzaga!

"Toda menina que enjoa da boneca é sinal que o amor ja chegou no coração !"

Nazaré Dias aqui dançando com o filho ! 


 TEXTO COLETIVO FRUTO DE NOSSA REFLEXÃO SOBRE A PASCOA



Pensando na Semana Santa e nos diferentes significados, lembramos primeiro da Semana Santa de nossa infância.

Em torno dos encontros e celebrações na igreja, vimos muitas restrições que tinham a ver com o momento, por exemplo: Na quarta feira chamada por alguns de quarta feira de treva, não se podia tomar banho para não entrevar. Na sexta feira da paixão, era proibido castigar as crianças e maltratar os animais, não se podia pentear os cabelos e as mulheres não podiam colocar batom.  Contam que era bom ter o nome de Maria pois as Marias tiravam um dia de folga, elas não podiam fazer nada! Para os outros, nada de trabalho pesado, nem dançar nem cantar e nem beber cachaça. Quem tinha gado, não podia tirar leite de vaca.

Soubemos que na Semana Santa não se podia deixar ninguém com fome: Macaxeira, inhame, batata, goma, milho e coco seco ficavam no balaio perto da porta para quem passasse pedindo.

Alguns entre nós lembram que gostavam de sair para pedir esmola mas, os que se arriscavam, ao chegar em casa, apanhavam. Na Semana Santa se jejuava: Mas os idosos contam que as esmolas eram para o quebra jejum!
Bem cedo a criançada saia para pedir benção aos tios e avós.

A matraca passava nas ruas convidando as pessoas, para ir à celebração do beijo da cruz na igreja. Lembramos também do boneco Judas, que era surrado e queimado da sexta para o sábado. Momento de muita agitação e distração que facilitava o roubo das galinhas!

Pensando nos diferentes significados da Pascoa, lembramos dos momentos de sofrimento que passamos na vida. As perdas de pessoas queridas, as vezes acontecendo muito cedo em nossas vidas como pai, mãe, madrinha; mais tarde os nossos maridos filhos e netos, são lembrados como momento de sensação de morte, pois eram pessoas que faziam a gente viver.
As vezes cansados, nos sentimos esmagados pelo sofrimento e ficamos com vontade de morrer. Viver sozinho é muito ruim.

A vida nos trouxe também muitas alegrias, temos as várias famílias de sangue ou de afeto que Deus nos deu.
Gostamos de viver alegres:  Alguns curtem músicas, outras gostam de cantar. Lembramos dos passeios, pois mesmo sem pernas para andar a gente gosta de viver!
Somos curiosos: Isso também é vida, queremos saber dos acontecimentos, gostamos de acompanhar os jogos do ABC, do América e da seleção!

Queremos saber da vida dos nossos familiares e amigos e gostamos de compartilhar momentos com eles. Ficamos felizes quando vemos os nossos filhos alegres.  A vida é boa quando se tem imaginação para poder sonhar e inventar a vida mesmo se não se enxerga bem. Gostamos de receber a atenção das pessoas, gostamos das festas com bolos e refrigerantes! O carinho compartilhado nos deixa felizes.

Ao refletir sobre o significado da morte e da ressurreição de Jesus, pensamos que Deus quis nos salvar pois a gente só vive por causa dele. Aprendemos que a morte pode assim ser superada, pois existe vida depois dela. Vemos também o quanto Deus quis bem a humanidade e pensamos que devemos ter uma vivência unida com Deus, pois assim a ressurreição dele terá sentido em nossas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário